Texto: Nathalia Kerkhoven – Jornalista.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Já falamos por aqui sobre a importância de conhecer a sua persona, já que é ela quem vai ditar, de forma mais específica, o tipo de conteúdo que você deve produzir e o serviço que deve vender. Mas você já se perguntou o por quê? Uma frase muito simples te dá essa resposta: 

Quem vende para todo mundo, não vende para ninguém! 

Quando você não foca no seu público-alvo, você acaba por produzir conteúdos considerados mais “genéricos”, já que não possuem uma estratégia pensada detalhadamente para chamar atenção de quem pode se interessar pelo seu serviço/produto.  

É muito comum você se pegar reclamando de um vendedor, já que o histórico da profissão pode gerar resistência nas pessoas. O relacionamento cliente-vendedor é um bom exemplo para entender a importância de conhecer as necessidades do seu público. 

Com certeza você já foi a uma loja buscando um produto específico, como uma calça, por exemplo. E você precisa que seja uma calça de determinado formato e cor. A loja não tem o produto para te oferecer, então o vendedor vai buscar formas de te fazer sair da loja com uma sacola na mão, mesmo quando você sabe que a sua necessidade só seria atendida se seguisse a determinação do item solicitado. Convenhamos, todos nós sentimos essa atitude como insistente e um pouco chata, mesmo quando sabemos que o vendedor só está fazendo o seu trabalho. Entre tantos problemas da compra no mundo offline, esse sempre foi um dos mais incômodos.

A transformação digital possibilitou autonomia ao cliente, já que o consumidor consegue realizar suas compras por si só, acessando uma loja online. O encontro de informações também se tornou mais rápido, proporcionando maior independência nos processos de escolha.  

Aproveitando o Dia do Consumidor, se liga nessas 3 dicas de como atender o seu público-alvo sem ficar pra trás:

  1. Conheça as plataformas e a melhor forma de vender seu produto/serviço.

Ao reconhecer a persona, você terá mais facilidade para entender os canais mais adequados para vender seus produtos, já que vai conseguir verificar os principais interesses e motivações do seu consumidor, sabendo criar um diálogo que faça sentido para ele. Criar um storytelling em vídeos curtos no TikTok pode ser uma boa maneira de atingir o público mais jovem. Se seu produto está mais voltado para o mundo corporativo, um artigo no LinkedIn pode ser mais eficaz.

  1. Ouça o seu cliente. 

Essa é uma das técnicas mais importantes na hora de vender. Ao ouvir o consumidor, você vai poder entender melhor quais são os obstáculos que ele ainda encontra no seu produto, possibilitando uma estratégia mais certeira para evitar que o problema se repita. Ouvir e responder o seu cliente garante mais transparência e credibilidade com o público que ainda será alcançado com suas estratégias.

  1. Mostre cases de sucesso 

Mostrar feedbacks e cases de sucesso é uma das melhores ferramentas para garantir a atenção do seu público. Isso porque, com o avanço da internet, o consumidor passou a pesquisar cada vez mais por resenhas de produtos e serviços.  

Mostre seus clientes usando seus produtos ou seguindo alguma ação proposta pelo seu serviço, deixando claro que pode fazer isso com novos consumidores. 

Agora você já se sente pronto para se tornar um ótimo vendedor?

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